Recife, Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Últimas Publicações
18/02/2008 
 
11:31  -  Pesquisa com comerciantes durante o carnaval revela bons negócios  Voltar às Manchetes
  


Uma pesquisa realizada com comerciantes informais, que trabalharam no Carnaval Multicultural do Recife 2008, revelou dados importantes sobre a economia de pequenos empreendimentos da cidade durante o período da festa. O objetivo da ação foi registrar o desempenho econômico de geração de renda, além de obter informações sobre o planejamento e organização do grupo.

De acordo com o resultado, cada comerciante apurou um lucro médio de mais de R$ 3 mil. No total, as 120 barracas pesquisadas arrecadaram, nos quatro dias da festa de momo, o valor de R$ 827.147,30. As informações foram coletadas por técnicos da Diretoria Municipal de Economia Popular e Solidária, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife.

Entre os dados revelados pela pesquisa, destaque para a informação de que 70% dos entrevistados responderam que o carnaval é uma ótima oportunidade de trabalho e geração de renda. Os pesquisadores identificaram que moradores de comunidades como a do Pilar; Santo Amaro; Caranguejo Tabaiares, Ilha de Deus; Coelhos e Campo Grande atuaram nos empreendimentos durante o carnaval. Mais de 74% dos comerciantes consideraram a organização da festa excelente ou boa, e 96% destacaram que o carnaval ajuda no desenvolvimento dos seus negócios.

A pesquisa foi feita com as barracas instaladas nos pólos da Fantasia (Praça do Arsenal), Mangue (Cais da Alfândega) e Multicultural (Marco Zero). Segundo a coordenadora da pesquisa, Roberta Beltrão, o resultado foi bastante positivo. “Os comerciantes ficaram satisfeitos com a movimentação de renda durante o carnaval. Da organização e disposição das barracas, ao horário e programação das atrações, além da decoração e acesso”, relatou Roberta, lembrando que a Prefeitura faz um acompanhamento durante todo o ano dos empreendimentos informais. “O carnaval é um excelente momento para levantar uma renda extra e também investir no próprio negócio”, afirmou a coordenadora da pesquisa.

 

  
 
 
 


Publicações Anteriores: 10/02/2008, 09/02/2008, 07/02/2008

Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa