Recife, Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Últimas Publicações
20/05/2009 
12:37  -  Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1

Publicações Anteriores: 19/05/2009, 14/03/2008, 13/03/2008
14/03/2008 
 
20:01  -  Site da PCR ganha acessibilidade, mais serviços e agilidade  Voltar às Manchetes
  


Mais acessibilidade e maior agilidade. Estas são as palavras-chaves do novo portal da Prefeitura do Recife, disponível para a população a partir desta segunda-feira (17), no endereço www.recife.pe.gov.br. Totalmente reformulado e contando com uma nova ferramenta de gerenciamento, o portal vai oferecer, ainda, navegação para cegos. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e pela Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social, o novo gerenciador vai permitir a inclusão de conteúdo multimídia - como vídeo, áudio e galeria de imagens -, além de acesso às imagens do trânsito ao vivo, direto da Central de Operação de Tráfego (COT) da CTTU, entre outras novidades.

Para a secretária de Gestão Estratégica e Comunicação Social, Lygia Falcão, a nova configuração permite aos usuários o acesso a ferramentas mais modernas. “O recifense poderá acompanhar o trânsito ao vivo, através das câmeras instaladas na cidade, além de acessar os serviços que já estavam disponíveis online, como a emissão de guias e acesso ao Diário Oficial, por exemplo”, comentou.

Acessibilidade - Uma das novidades, o Dosvox, é um sistema computacional baseado no uso intensivo de síntese de voz. Recomendado pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência, o sistema permite a navegação via teclado. O sintetizador de voz lê o conteúdo do link ao usar as teclas direcionais do teclado. De acordo com o prefeito João Paulo, a navegação no portal está mais simples e a melhor acessibilidade é um dos destaques. “O nosso site é mais uma ferramenta de informação, transparência das ações governamentais e prestação de serviços à população. É um canal direto de comunicação com os recifenses, que podem acompanhar os programas e as ações da gestão e interagir com os mais diversos setores da Prefeitura do Recife”, completa.

Histórico - Após a primeira grande reformulação promovida em 2001, no início desta gestão, as primeiras discussões visando uma nova versão começaram ainda em 2005. Em agosto de 2006, A Emprel e a Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação colocou no ar uma versão intermediária, com algumas novas funcionalidades, disponível até a semana passada. Esta mudança na interface foi necessária para permitir maior interatividade entre a população e os serviços oferecidos no portal.

Além do trânsito ao vivo e da navegação para cegos, o novo portal traz ainda outras novidades. "Poderão ser feitas enquetes, os internautas e veículos de imprensa terão acesso às fotos produzidas pela equipe de fotógrafos da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação, as matérias do Boletim de Notícias vão trazer conteúdo relacionado, complementando a informação", informou o gerente de Comunicação Digital, Iúri Moreira.

O novo portal será atualizado pela Coordenadoria de Comunicação da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação, por meio da equipe de Comunicação Digital, que conta, ainda, com os jornalistas Luiz Otávio Pereira, Jaciana Sobrinho e o estagiário Roberto Gonçalves. Será disponibilizado no site o que for produzido pelas diretorias de Jornalismo, Rádio e Comunicação Popular e Propaganda e Criação. Notícias diárias, coberturas de eventos, fotografias, sugestões de pauta, entrevistas, programas educativos de rádio, sonoras, divulgação de programas e ações da PCR, programação cultural da cidade e outras informações serão inseridas, diariamente, no site. Também recebem destaque no portal a divulgação de editais de concursos realizados pela Prefeitura do Recife, divulgação de vagas de emprego, animais para doação, projetos e prêmios.

Os usuários podem acessar, ainda, os hotsites dos ciclos culturais da cidade, como o Carnaval e o São João, além dos grandes projetos implementados no município. O portal da PCR ainda disponibiliza informações sobre IPTU; ISS; emissões de documentos; legislação tributária; telefones úteis do município; consulta de processos; acompanhamento de licitações; endereços das escolas municipais e a versão online da agenda cultural, entre outros serviços.

 

  
 
 
 

19:59  -  Recife participa de encontro sobre filariose na República Dominicana
19:57  -  Programa pioneiro será lançado no Recife nesta segunda
19:55  -  Especialistas em esporte e lazer se reúnem no Geraldão
19:54  -  Prefeito prestigia homenagem aos 60 anos da Chesf
19:53  -  Prefeitura abre mais um espaço literário no Bairro do Recife
19:52  -  Trecho do Segundo Jardim será interditado domingo
19:50  -  Mercado amplia horário para Semana Santa
19:47  -  PCR recupera praças no Ibura
17:08  -  PCR inscreve para procurador judicial até dia 20
16:57  -  Edu Lobo e Sinfônica comemoram 471 anos do Recife
16:11  -  Refinaria Multicultural do Sítio Trindade realiza oficinas
14:02  -  Gênero e diversidade é tema de curso na UFPE
12:41  -  Banco do Povo Volante atende moradores do Ibura
12:09  -  Prefeitura paga Auxilio-Moradia de fevereiro
11:27  -  Grupo Grial de Dança realiza oficina no Sítio Trindade
11:15  -  Fórum do Esporte do Mangue reúne jovens no Geraldão
11:06  -  Chão de Estrelas recebe orientação sobre o Habitacional
09:31  -  PCR realiza leilão de veículos e sucatas
09:27  -  Cinema Apolo com estréia neste fim de semana
09:23  -  Dinho Andrade toca no Estação Arte
09:20  -  Pátio tem samba, jovem guarda e mangue neste fim de semana
09:16  -  Sistema Público de Emprego e Renda oferece mais 101 vagas
09:14  -  Mercado da Boa Vista recebe projeto Bambas e Mestres
09:07  -  Festival reúne artistas pernambucanos e espanhóis no Santa Isabel
09:05  -  As Novas Aventuras dos Três Porquinhos no Sítio Trindade
09:00  -  Murillo La Greca oferece oficina sobre artes reprodutíveis
08:58  -  Recife ganha novo espaço literário
08:56  -  Professores municipais participam de curso de formação
08:50  -  Prodarte realiza feira na Lagoa do Araçá
08:48  -  Prefeitura divulga postos de coleta da filariose
08:46  -  CTTU monitora trânsito para clássico nos Aflitos
08:44  -  Estudantes apresentam projetos turísticos no II Salão O Fuçador

Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa

RSS do Boletim de Noticias  O que é isso?