Grupo participou de palestras na UFPE Que experiências ajudam as crianças na compreensão do mundo e de si mesmas? Quais as possibilidades infantis de comunicar e criar? Como cuidar e educar juntos, dentro de um processo didático inclusivo? Essas e outras questões foram levantadas pela pedagoga paulista Zilma de Oliveira, durante palestra no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A apresentação teve como tema A organização do currículo por projetos didáticos e aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), dentro da programação de encerramento da Formação Continuada de Educação Infantil para professores da rede municipal de ensino, iniciada na segunda-feira (13).
Além da pedagoga, atuaram como palestrantes, durante a manhã e à tarde, as professoras Ana Bretando, Vera Acioli e Maria Priscila Monteiro. A abertura dos trabalhos foi acompanhada pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, e pela diretora de Ensino, Ester Rosa. Entre os temas levantados nesta quarta-feira estavam Rotina: organização do tempo e do espaço na educação infantil e Os instrumentos de acompanhamento e registro do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A exemplo do primeiro e segundo dias de capacitação, os 800 professores foram divididos em grupos, o que facilitou a troca de experiências.
Tanto as oficinas dos dois dias iniciais da capacitação, quanto às palestras desta quarta-feira, foram acompanhadas com atenção pelos profissionais da rede. A professora Sandra Anacleto, por exemplo, que leciona na Escola Municipal Antônio Luiz (Fundão) e na creche Flor da Comunidade (Morro da Conceição), elogiou a iniciativa. “Estou achando muito bom, principalmente porque possibilita ao professor uma ampliação no seu leque de conhecimentos para uso no dia-a-dia em sala de aula”, ressalta.
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